Doutoramento em Bioquímica

Ensino

Doutoramento em Bioquímica

Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 ECTS (4 anos).

Objetivos

O programa Doutoral em Bioquímica tem como principais objetivos:

  1. Providenciar aos doutorandos competências, aptidões e metodologias de investigação avançadas nas especialidades de Biofísica, Bioquímica Física, Biotecnologia e Bioquímica Estrutural;
  2. Desenvolver capacidades para conceber, projetar, adaptar e realizar investigação original, respeitando padrões de qualidade, integridade e ética académicas e merecedora de divulgação internacional em publicações avaliadas pelos pares;
  3. Possibilitar aos doutorandos uma formação multidisciplinar que complete de forma sinérgica e abrangente os conhecimentos adquiridos nas respetivas especialidades numa perspetiva da sua inserção no mercado de trabalho.

Plano curricular e funcionamento do programa de Doutoramento

O  programa doutoral em Bioquímica tem uma duração total de 4 anos (240 ECTS) e inclui uma componente curricular com 60 ECTS, e uma Tese de doutoramento de 180 ECTS. O programa está enquadrado pelas regras definidas no Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Conducentes ao Doutoramento da NOVA FCT.
O trabalho de investigação relativo à Tese de doutoramento tem início no 1.º ano do curso doutoral, correspondendo à unidade curricular Projeto de Tese (30 ECTS). O Projeto de Tese é uma unidade curricular obrigatória de iniciação à investigação. Para além de realizar trabalho de investigação, o aluno deverá adquirir as competências necessárias à elaboração e apresentação dum projeto de investigação. Os 2.º, 3.º e 4.º anos do Programa devem ser preenchidos com o trabalho da Tese de doutoramento.
O Programa Doutoral em Bioquímica deve garantir uma formação especializada numa das quatro áreas de especialidade do ramo da Bioquímica: Bioquímica Estrutural, Biofísica, Bioquímica Física e Biotecnologia.
A formação é garantida por unidades curriculares obrigatórias e opcionais. Para alem do Projeto de Tese, é obrigatória a realização das disciplinas de Empreendedorismo (3 ECTS) e de Módulos Especializados I e II (12 ECTS), que deverão fornecer formação específica nas áreas de especialidade. O leque de unidades curriculares opcionais deve ser diversificado e multidisciplinar, com opções adaptadas à diversidade de formação básica dos doutorandos, à sua área e especialidade de investigação. Existe uma opção na área da Bioquímica contabilizada no máximo de 6 ECTS, que consiste na lecionação (com supervisão) de aulas práticas (Introdução à Prática Docente). As opções livres incluem um leque de unidades curriculares de 1.º e 2.º ciclos lecionadas na NOVA FCT, eventualmente unidades curriculares de 2.º ciclo lecionadas em outras instituições de ensino superior, e a frequência de cursos intensivos. O número mínimo de créditos a obter pela frequência com aproveitamento das unidades curriculares optativas é de 15 ECTS.

Plano de estudos

Plano curricular

Saídas profissionais

Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica; Laboratórios Científicos, Indústrias Biotecnológicas, Químicas, Farmacêuticas e afins.

Regulamento do 3º ciclo em Bioquímica

Horário de funcionamento

Diurno

Propinas

Estudantes nacionais:

2 750 Euros/ anual 

Estudantes internacionais:

2 750 Euros/ anual 

Candidaturas

1.ª Fase: 7 de março a 22 de março

2.ª Fase: 1 a 30 de junho

3.ª Fase: 23 de agosto a 4 de setembro

4.ª Fase: 10 a 31 de janeiro de 2024

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2023/2024

Vagas para 2023/2024:

10

Regras de acesso:

Os candidatos deverão respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:

  1. Possuir, na área científica ou similar, o grau de mestre, ou equivalente legal, concedido por instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiras, legalmente reconhecidas.
  2. Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCT como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
  3. Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Departamento e pelo Conselho Científico da NOVA FCT como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Critérios de seriação:

A seleção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada.
Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular, expressas anteriormente, serão selecionados e seriados tendo em atenção o respetivo curriculum académico, científico e profissional. Poderão ser convocados para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.

Coordenadora do curso:

Professora Maria João Romão

pdbq.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3065/2011/AL01 em 21/01/2016

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 21/02/2022

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais