Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 ECTS (4 anos).
O programa Doutoral em Bioquímica tem como principais objectivos:
O programa doutoral em Bioquímica tem uma duração total de 4 anos (240 ECTS) e inclui uma componente curricular com 60 ECTS, e uma Tese de doutoramento de 180 ECTS. O programa está enquadrado pelas regras definidas no Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Conducentes ao Doutoramento da FCT-UNL.
O trabalho de investigação relativo à Tese de doutoramento tem início no 1º ano do curso doutoral, correspondendo à unidade curricular Projecto de Tese (30 ECTS). O Projecto de Tese é uma unidade curricular obrigatória de iniciação à investigação. Para além de realizar trabalho de investigação, o aluno deverá adquirir as competências necessárias à elaboração e apresentação dum projecto de investigação. Os 2º, 3º e 4º anos do Programa devem ser preenchidos com o trabalho da Tese de doutoramento.
O Programa Doutoral em Bioquímica deve garantir uma formação especializada numa das quatro áreas de especialidade do ramo da Bioquímica: Bioquímica Estrutural, Biofísica, Bioquímica Física e Biotecnologia.
A formação é garantida por unidades curriculares obrigatórias e opcionais. Para alem do Projecto de Tese, é obrigatória a realização das disciplinas de Empreendedorismo (3 ECTS) e de Módulos Especializados I e II (12 ECTS), que deverão fornecer formação específica nas áreas de especialidade. O leque de unidades curriculares opcionais deve ser diversificado e multidisciplinar, com opções adaptadas à diversidade de formação básica dos doutorandos, à sua área e especialidade de investigação. Existe uma opção na área da Bioquímica contabilizada no máximo de 6 ECTS, que consiste na leccionação (com supervisão) de aulas práticas (Introdução à Prática Docente). As opções livres incluem um leque de unidades curriculares de 1º e 2º ciclos leccionadas na FCT, eventualmente unidades curriculares de 2º ciclo leccionadas em outras instituições de ensino superior, e a frequência de cursos intensivos. O número mínimo de créditos a obter pela frequência com aproveitamento das unidades curriculares optativas é de 15 ECTS.
Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica; Laboratórios Científicos, Indústrias Biotecnológicas, Químicas, Farmacêuticas e afins.
Diurno
Estudantes nacionais: 2.750€
Estudantes internacionais: 2.750€
1ª Fase: 24 de abril a 17 de julho
2ª Fase: 26 de agosto a 30 de setembro
3ª Fase: 14 de dezembro a 15 de fevereiro
Vagas para 2020/2021:
10
Regras de acesso:
Os candidatos deverão respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:
Critérios de seriação:
A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada.
Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular, expressas anteriormente, serão seleccionados e seriados tendo em atenção o respectivo curriculum académico, científico e profissional. Poderão ser convocados para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.
Coordenadora do curso:
Professora Maria dos Anjos Macedo
DGES
Registo n.º R/A-Ef 3065/2011/AL01 em 21/01/2016
A3ES
Acreditação em 05/03/2015, por 6 anos
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.
Saber mais