O surgimento de novas aplicações no campo dos media digitais, como os videojogos, os conteúdos interativos na web, a TV interativa, o vídeo on demand e o software educativo de alto impacto entre os mais jovens, demonstra a crescente relevância da investigação nesta área. Mais recentemente, a disseminação de conteúdos informativos, de marketing e de entretenimento em dispositivos móveis reforça a importância de estudar a relação entre estes meios, a tecnologia, as diversas áreas científicas e a sociedade em geral.
Dada esta evolução, torna-se evidente a necessidade de as universidades formarem profissionais qualificados, dotados das competências essenciais para atuar neste setor em diferentes níveis de formação, incluindo o doutoramento.
Com este objetivo, a NOVA, em parceria com a Universidade do Porto e em colaboração com a Universidade do Texas em Austin, desenvolveu este programa inovador.
Candidaturas 2025/26
1.ª Fase: 14 de Mar. a 7 de Abr.
2.ª Fase: 2 de Jun. a 18 de Jul.
Vagas: 8
Duração: 4 anos (240 ECTS)
Formato: Presencial/Diurno
Idioma: Português
Coordenador do curso: Nuno Correia, pdmd.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: div.aea.helpdesk@fct.unl.pt
O curso está organizado nas seguintes especialidades:
(1) Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos;
(2) Tecnologias;
(3) Jornalismo;
(4) Indústria, Públicos e Mercados.
Além dos documentos indicados em https://www.fct.unl.pt/ensino/doutoramentos, os candidatos devem entregar:
Para ingressar no programa de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
A seleção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada, podendo convocar para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 2.750€/ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 2.750€/ano
O Departamento de Informática (DI) é uma instituição pioneira e de referência no ensino superior e na investigação científica em Informática em Portugal, tendo já formado milhares de Engenheiros Informáticos.
Muitos dos nossos docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados, e na afirmação de Portugal na investigação e inovação em Informática.
Saber mais