A Conservação e o Restauro do Património são essenciais para preservar a herança cultural e histórica das sociedades, garantindo que as futuras gerações possam valorizar o legado dos seus antepassados. A conservação assegura a proteção dos bens patrimoniais, enquanto o restauro recupera a sua integridade, respeitando os valores históricos e culturais. Este processo preserva a memória coletiva e estabelece uma conexão entre o passado e o presente, enriquecendo a compreensão da diversidade cultural e a identidade de cada comunidade.
O programa doutoral destina-se a formar investigadores qualificados nas áreas de Ciências da Conservação e Conservação-Restauro, com especialização em "Ciências da Conservação" ou "Teoria, História e Técnicas". As metodologias inserem-se numa aprendizagem centrada na aquisição de competências, envolvendo o estudante num processo de reflexão e de criatividade conducente à descoberta de soluções inovadoras, respostas a questões concretas, e uma formação interdisciplinar.
Formação interdisciplinar e especializada: O doutoramento oferece uma formação dos saberes das ciências naturais e exatas às ciências sociais e humanas, proporcionando uma abordagem abrangente e aprofundada para o estudo e prática da conservação e restauro de bens culturais.
Desenvolvimento de investigação rigorosa e inovadora: O programa promove a realização de projetos de investigação originais e cientificamente sólidos, com impacto direto na evolução das técnicas e práticas de conservação, contribuindo para o avanço da área. Períodos de aprendizagem em laboratórios europeus ou internacionais têm sido fundamentais para estudantes de doutoramento.
Capacitação para a liderança e comunicação científica: Os doutorandos são preparados para liderar projetos na área da conservação e restauro e para comunicar de forma clara e eficaz os resultados das suas investigações, tanto na comunidade académica como junto do público em geral.
Integração da ciência com a prática: A formação permite aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais, combinando a teoria científica com a prática de campo, o que garante uma preparação sólida e abrangente para os desafios da área.
Oportunidades de colaboração em centros de excelência: Possibilidades de integração em centros de investigação de renome, instituições culturais e museus, permitindo aos doutorandos colaborar em projetos de grande relevância científica e cultural
Candidaturas 2025/26
1.ª Fase: 14 de Mar. a 7 de Abr.
2.ª Fase: 02 de Junho a 18 de Julho de 2025
Vagas: 10
Duração: 4 anos
Formato: Presencial e laboral
Idioma: Português
Coordenadora do curso: Maria João Melo, pdcr.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: div.aea.helpdesk@fct.unl.pt
O programa inicia-se com 30 ECTS em cursos obrigatórios, incluindo a preparação do projeto de dissertação, seminários de investigação e estudos avançados, sendo a formação personalizada conforme as necessidades de cada aluno.
Após concluir a componente curricular, os doutorandos dedicam-se à investigação, sob orientação individual, para desenvolverem a dissertação, que deve refletir uma investigação original e de elevada qualidade na área da conservação e restauro.
A diversidade linguística, com possibilidade de avaliação em português, espanhol, francês, italiano ou inglês, permite uma ampla participação internacional, enriquecendo o ambiente de aprendizagem no Departamento de Conservação Restauro.
Os candidatos ao ciclo de estudos deverão satisfazer as condições de acesso e ingresso nos programas de doutoramento indicadas no Regulamento Geral dos Programas de Doutoramento da NOVA FCT, satisfazendo uma das seguintes alíneas:
A seleção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada, podendo convocar para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 2.750€/ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 2.750€/ano
O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.
A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.
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