Alunos da FCT NOVA vencem concurso de empreendedorismo na área da saúde

27-10-2021

47Care e Fala+ são os dois projetos desenvolvidos por estudantes da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA que venceram o IdeaUp, concurso de empreendedorismo na área da saúde promovido pela Glintt.

Entre os sete finalistas, o projeto 47Care, desenvolvido por Sara Cabrita, Rita Marques, Inês Gonçalves, Miguel Silva e Alice Castelhano, foi o grande vencedor. A equipa pretende criar um novo teste para doenças sexualmente transmissíveis que permite detetar três doenças comuns através de um método mais simples. Os alunos de Matemática, Eletrotécnica e Biomedicina da FCT NOVA, já tinham sido os vencedores do Prémio Glintt na Sessão Final de Empreendedorismo da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, e voltaram a conquistar o pódio no IdeaUp. Com esta vitória, além do prémio monetário, os estudantes vão ter acesso a um período de incubação no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

A Glintt resolveu também atribuir um segundo prémio ao projeto Fala+, proposto por Beatriz Lago, Daniela Martins, Joana Rebelo e Ricardo Cebola, alunos de Biomédica da FCT NOVA. A equipa tenciona criar uma aplicação com intuito revolucionário de tratamento e monitorização de patologias em diversas áreas de intervenção da terapia da fala. Cláudia Quaresma, professora e investigadora do Departamento de Física da FCT NOVA, e Alexandra Afonso, terapeuta da fala no Hospital do Litoral Alentejano, foram as mentoras do projeto. A equipa irá agora desenvolver o protótipo em parceria com a Universidade da Beira Interior e a Glintt.

Em Dezembro as duas equipas irão apresentar o protótipo no Investors Day do IdeaUp, fase final do programa de empreendedorismo, onde se decidirá que ideia poderá ser apoiada financeiramente, levando à criação da startup e à estratégia de incubação da mesma.

Foto: Em cima 47Care, a equipa vencedora, em baixo a segunda classificada, Fala+