Dia Nacional da Cultura Científica marca o regresso dos webinars Sci & Tech for Society

18-11-2021

Os webinars "Sci & Tech for Society" voltam à agenda no dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, com muitas novidades.

A efeméride é assim celebrada com mais uma edição do ciclo de webinars que pretende abrir espaços de reflexão que promovam a ligação entre a sociedade, os estudantes, os investigadores e os cientistas, que dinamizem a criação de sinergias inovadoras e que inspirem a criação de novos conhecimentos.

Esta nova edição, que conta com um novo horário (agora das 12h00 às 13h00), seguirá os temas preconizados pela política da Comissão Europeia, no âmbito da sua estratégia Horizon Europe que tem como principal foco os “Global Challenges and Industrial Competitiveness''. Outra novidade destes encontros é incluir investigadores de outras unidades orgânicas da NOVA, promovendo o potencial de colaboração em questões transversais, criando espaço para explorar as sinergias existentes e aumentar a interligação entre investigadores de áreas científicas diversas.

A primeira sessão, dedicada ao tema “Health and Wellbeing", conta com a participação de Rosário Oliveira Martins, docente no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA e Coordenadora Científica do grupo de investigação do GHTM-PPS, e de Fernando Ferreira, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e investigador do UNINOVA.

Rosário Oliveira Martins irá explicar o seu trabalho no primeiro estudo comparativo em Portugal sobre as consequências da Covid-19 em famílias imigrantes e de nacionalidade portuguesa no concelho da Amadora, que lhe conferiu a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem atribuída pela Assembleia da República.

Por sua vez, Fernando Ferreira irá apresentar o projeto europeu Faith que propõe uma aplicação de Inteligência Artificial que identifica remotamente marcadores de depressão em doentes oncológicos.

Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 12h00 às 13h00.

Assista em direto no link!

Contamos consigo!

Fique a par da agenda e reveja as edições anteriores aqui.