NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA volta a ser distinguida com a Bandeira Verde Eco-Escolas

18-11-2021

Pelo segundo ano consecutivo, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA volta a receber a Bandeira Verde, galardão que reconhece os esforços e compromissos da Escola em tornar-se mais sustentável em todas as suas atividades diárias.

A distinção de Eco-Escola, atribuída pela ABAE, corresponde ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa de Sustentabilidade da FCT Sustentável, na prossecução de um Campus + Sustentável, procurando sempre o envolvimento de toda a comunidade de uma forma colaborativa.

A Escola explorou iniciativas em várias áreas de atuação, como os Resíduos, Alimentação Saudável e Sustentável, Espaços Exteriores, Envolvimento e Sensibilização, destacando-se:

• O reforço da rede de ecopontos no exterior e no interior dos edifícios, como forma de promover a reciclagem no Campus;
  • A participação no Concurso Geração Depositrão, colocando a FCT NOVA em 4.º lugar a nível nacional na recolha de Resíduos Elétricos e Eletrónicos;
  • A participação em Conferências e Encontros de IES, de forma a divulgar o trabalho desenvolvido pela Escola;
  • A participação em desafios de cariz ambiental, de forma a sensibilizar a comunidade académica de forma atrativa e eficaz, como o desafio "O Mar Começa Aqui!" (pintura de sarjetas no Campus por estudantes do NAS e NuCoRes);
  • A dinamização de ações de sensibilização e envolvimento de estudantes, promovidas pelo NAS, onde se inclui a realização de caminhadas em zonas protegidas, limpezas de praia, visualização de documentários, realização de tertúlias e workshops sobre alimentação vegetariana, entre outras.

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), seção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE).