FCT NOVA participa em projeto de comunicação em parceria com a Pfizer

12-01-2022

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é uma das entidades envolvidas no novo projeto de comunicação que pretende adaptar a linguagem científica da terapia genética a uma linguagem compreensível e acessível para pessoas com hemofilia e para o público em geral.

O projeto “Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia”, liderado pela NOVA FCSH, está a ser desenvolvido em parceria com os Laboratórios Pfizer e a Associação Portuguesa de Hemofilia. A equipa interdisciplinar é coordenada por Maria Grazia Rossi (investigadora do IFILNOVA e docente do Departamento de Ciências da Comunicação) em colaboração com Raquel Silva, do Laboratório Colaborativo  Value for Health CoLAB e do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa.

A equipa é constituída pelos investigadores Dima Mohammed (IFILNOVA), Ivone Ferreira (ICNOVA), Paula Videira (FCT NOVA), Patrícia Caneira (ICNOVA), Raquel Silva (CLUNL/VOH.CoLAB ), Rita Francisco (FCT NOVA), Rute Costa (CLUNL), Sandro Loupa (CLUNL) e Sara Carvalho (CLUNL). O projeto conta também com a colaboração da NOVA School of Science and Technology e do Value for Health CoLAB.

O projeto será desenvolvido com base na investigação já conduzida nas áreas da comunicação de saúde, terminologia, literacia em saúde e divulgação do conhecimento científico por parte dos membros da equipa.