Notícias

Notícias

Diplomacia científica em debate nos dias 22 e 23 de março

21-03-2022

A terceira conferência do projeto H2020 InsSciDE, do qual a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é parceira, tem lugar entre 22 e 25 de Março e será dedicada ao tema ”Diplomacia Cientifica, Diversidade e o Sul Global”.

A Lisbon InsSciDE Open Conference, que conta com a colaboração do CIUHCT e do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCT NOVA, terá dois dias abertos ao público em geral e com acesso online. O dia 22 de março será dedicado ao papel das academias de ciência como atores de diplomacia científica, decorrendo as sessões na Academia de Ciências de Lisboa. No dia 23, a Reitoria da NOVA receberá as sessões dedicadas a debater o conceito de diplomacia científica, a necessidade de se encontrarem estratégias de colaboração no interior da Europa, mas também da Europa com o chamado Global South.

O InsSciDE é um projeto financiado pelo Horizonte 2020 centrado no desenvolvimento de uma diplomacia científica compartilhada em toda a Europa por meio de investigação internacional e interdisciplinar. O projeto visa criar um diálogo inclusivo e inovador, destacando a contribuição das Academias de Ciências e redes de Diplomatas de Ciências para enfrentar os desafios globais. O InsSciDE explora a história da diplomacia científica, oferece uma estrutura para compreensão e oferece recomendações de políticas e estratégias apoiadas pelas partes interessadas.

Para assistir à conferência bastará o registo em https://insscide-lisbon2022.ciuhct.org. Os incritos receberão o link para acederem online aos dois dias do evento.