Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT I.P. distingue dois alunos da FCT NOVA

03-06-2022

João Campôa e Sara Silvestre, alunos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vão receber uma Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT I.P.) para o ano académico de 2022/2023.

João Campôa, doutorando em Ambiente e Sustentabilidade na FCT NOVA, propõe estudar os efeitos da interação de longo prazo entre surtos de pragas florestais e distúrbios climáticos no desenvolvimento das árvores. A sua investigação terá agora continuação como investigador visitante no Dartmouth College.

Sara Silvestre é doutoranda em Nanotecnologias e Nanociências no CENIMAT|i3N (Centro de Investigação de Materiais), NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. No seu projeto explora materiais renováveis e metodologias amigas do ambiente para desenvolver componentes que possam ser integrados em plataformas tecnológicas autossustentáveis. Esta área de pesquisa abre caminho para uma nova era de tecnologia mais verde. A oportunidade de fazer um estágio com o grupo de Carmen Gomes, professora e investigadora na Iowa State University, que é altamente especializada nas áreas de eletroquímica e armazenamento de energia, será um grande passo para os objetivos de doutoramento da aluna. Durante a sua estadia nos EUA, a estudante pretende especializar-se em dispositivos de armazenamento de energia, mais especificamente no desenvolvimento de supercondensadores, que desempenham um papel crucial na aplicação final da eletrónica verde idealizada.

As bolsas do Programa Fulbright oferecem a estudantes e professores portugueses a oportunidade de estudar, lecionar ou fazer investigação nos Estados Unidos da América, bem como a estudantes e professores americanos a oportunidade de desenvolver o mesmo tipo de atividades em Portugal.