Rodrigo Martins é o primeiro cientista português a participar na Cimeira dos G7

24-08-2022

Rodrigo Martins, professor e investigador no Departamento de Ciência dos Materiais da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é o primeiro cientista nacional - e a terceira personalidade portuguesa- a participar na Cimeira dos G7.

O encontro que reúne representantes dos sete países mais ricos do mundo irá decorrer entre 21 e 23 de novembro deste ano, em Calgary, no Canadá, e irá focar-se no tema “One Health”. Esta cimeira tem como ojetivo criar um espaço de colaboração multidisciplinar capaz de promover níveis de saúde excelentes para humanos e animais, tendo em conta a crescente constatação do nível de interdependência entre a saúde humana, animal e o meio ambiente.

Em entrevista ao Jornal Expresso, Rodrigo Martins explicou que “a cimeira pretende demonstrar a relevância da ciência na definição de estratégias que tenham um impacto global na sociedade”. E acrescentou que “na minha participação porei algum ênfase na sustentabilidade e relevância dos materiais, bem como no progresso da ciência associada às áreas da eletrónica sustentável, saúde, energia, agricultura e água, sem esquecer as ciências sociais e humanas como o grande tecido ligante que deve nortear toda a investigação científica, para um caminho de prosperidade não só económica, mas também social.”

Além de professor na FCT NOVA, Rodrigo Martins é Diretor do Centro de Excelência em Microeletrónica e Processos Optoeletrónicos do Instituto para o Desenvolvimento de Novas Tecnologias (CEMOP/UNINOVA) e Presidente da Academia Europeia de Ciências (EURASC) e da União Internacional das Sociedades de Investigação de Materiais (IUMRS).