13.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge distingue alunos de Doutoramento da FCT NOVA

04-11-2022

Na última edição do Fraunhofer Portugal Challenge, todos os finalistas da categoria Doutoramento eram alunos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. No passado dia 26 de outubro foram conhecidos os resultados finais, com os nossos alunos a conquistarem o segundo e terceiro lugares.

No segundo lugar, Catarina Sousa, aluna de Doutoramento em Bioenergia, apresentou a tese “Bioremediation of agro-industrial effluents mediated by microalgae” onde defende a utilização de um pré-tratamento utilizando os efluentes produzidos pelos animais com cinzas de biomassa, uma solução sustentável para a gestão destes resíduos que continuam a ser um desafio tecnológico.

Inês Cunha, aluna de Doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências, em ex aequo no segundo lugar, apresentou a tese “ Finding Inspiration in Nature Towards Sustainable Development”. Para enfrentar o desafio do e-waste zero, a aluna propõe uma nova geração de tintas inteligentes e adesivos sustentáveis à base de materiais como a celulose que podem ser integrados em dispositivos eletrónicos.

A terceira posição foi ocupada por Sirazul Haque. O aluno do programa doutoral em Materiais e Processamento Avançados, apresentou a tese “Optically thick but electrically thin solar cells: For portable and flexible electronic applications”. Com este trabalho o aluno apresentou dois novos conceitos fotónicos com o objetivo de alcançar células solares perovskite (PSCs) altamente eficientes e ultra-finas.

O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias, organizado desde 2010, que pretende distinguir estudantes de universidades portuguesas que tenham desenvolvido teses de Mestrado ou de Doutoramento de excelência.