Alunas da FCT NOVA vencem Health Hackathon do Hospital da Luz

09-12-2022

Beatriz Jorge, Carolina Jorge, Irina Roque e Mafalda Molinar, alunas do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, foram as vencedoras da 3.ª edição do Health Hackathon, promovido em parceria pelo Hospital da Luz Learning Health e pela Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica.

A equipa vencedora apresentou-se com o projeto "C The Future", que respondeu ao desafio desta edição: encontrar uma solução para a previsão de quedas em contexto de internamento hospitalar.

“A nossa solução consistiu num algoritmo de identificação de movimentos e padrões, sem tocar no paciente, que prevê comportamentos em termos posturais que podem potenciar uma queda. O nosso algoritmo idealizado baseia-se em medições de irregularidades no centro de massa que demonstram os casos de perda de equilíbrio e diminuição da força muscular, bem como detecção da frequência de movimentos que avaliam as respostas reflexas em situação de desequilíbrio. Este algoritmo complementaria os mecanismos de prevenção atualmente utilizados por adicionar uma análise em tempo real do paciente”, explicam as vencedoras.

E acrescentaram que “foram 24h desafiantes para resolver um problema real em contexto hospitalar. Sem dúvida, foi uma experiência enriquecedora, onde pudemos contactar com diversos mentores e colegas de diferentes áreas de estudo com um único objetivo em comum: inovar em saúde!".

O evento reúne estudantes de diferentes backgrounds científicos numa maratona de criatividade e inovação, onde em que/cujo os participantes são desafiados a encontrar uma solução em 24 horas para um problema real no Hospital da Luz.