06-12-2022

Luis Oliveira, professor e investigador do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA School of Science and Technology é o coordenador do projeto foRESTER, que teve como objetivo a criação de um protótipo de um sistema de apoio à decisão para melhorar a gestão de recursos humanos e técnicos, permitindo um combate a incêndios rurais mais eficaz.

Com fim marcado para janeiro, a equipa realizou o workshop final do projeto em novembro, em Mação,  onde foram apresentados os resultados do projeto de investigação científica do "foRESTER - Rede de sensores combinada com modelação da propagação do fogo integrado num sistema de apoio à decisão para o combate a incêndios florestais".

Para a execução do projeto, foi constituída uma equipa multidisciplinar de diferentes áreas científicas, que contou com a colaboração de várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Mação. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que permitam um maior apoio à tomada de decisão no combate a incêndios rurais. As várias ferramentas desenvolvidas, permitem otimizar a colocação de meios técnicos e humanos nos locais mais adequados, para o combate a incêndios de uma forma mais rápida e eficiente, impedindo assim a sua evolução e propagação.

Com esta investigação, as componentes técnicas do sistema MACFire, projeto pioneiro a nível nacional, desenvolvido pela Câmara Municipal de Mação há mais de 10 anos, serão reforçadas com as ferramentas desenvolvidas, o que viabilizará a obtenção de informação fidedigna sobre o território e ajudar na tomada de decisões com menor incerteza.

“Todos os anos o território português é palco de diversos incêndios que, infelizmente, devastam sobretudo o interior do país. O foRESTER não é uma solução definitiva, mas acreditamos que é um passo determinante para conseguirmos combater os incêndios com todo o material tecnológico e intelectual à nossa disposição, sobretudo tendo em conta que se estimam nos próximos anos um agravamento das alterações climáticas.”, explica Luís Bica Oliveira, Professor da FCT NOVA e coordenador do projeto.

O projeto foRESTER conta com diversas inovações para o melhor processamento e interpretação de informação, nomeadamente:

• Criação de um nó multi-sensor inteligente e reconfigurável
No âmbito do foRESTER, foi desenvolvido um nó terminal multi-sensor de baixo custo, utilizando uma interface eficiente em termos energéticos. Uma das grandes mais-valias deste nó multi-sensor é a possibilidade de aceder a imagens avançadas para analisar frentes de fogo e comunicações periódicas com o sistema de apoio à decisão. A existência de sensoriamento em tempo real é necessária para simular a propagação do incêndio, especialmente para o caso da aceleração rápida que ocorre com incêndios extremos.
  • Mapeamento da ocupação do solo e processamento de imagem por satélite
O desenvolvimento de mapas de ocupação e utilização do solo, atualizados antes e durante a época de incêndios, fez também parte do foRESTER, com o fim de serem utilizados pelo simulador de propagação de incêndios e fornecerem imagens de satélite atualizadas com uma melhor resolução.
  • Simulação de propagação de fogo
Este projeto permitiu também a compilação de dados para a execução de previsões da propagação de incêndios em quase tempo real, o que pode apoiar na tomada de decisões mais acertadas para a supressão de incêndios, com o fornecimento de mapas simples da probabilidade da evolução esperada nos incêndios florestais.
  • Sistema de apoio à decisão foRESTER
O protótipo do sistema desenvolvido no âmbito do foRESTER permite uma fusão de dados otimizada, métodos de alerta precoce e consulta e análise de histórico, técnicas fundamentais para apoiar a interação entre operacionais no terreno e a própria tomada de decisão durante o processo de supressão de incêndios.

Liderado por uma equipa de investigação da CTS-UNINOVA da FCT NOVA, o foRESTER contou com a participação da Direção-Geral do Território (DGT), Instituto Superior de Agronomia (ISA), o laboratório CESAM da Universidade de Aveiro, da NOVA-IMS, e do Instituto de Telecomunicações (IT) Lisboa.

NA imprensa

FCT NOVA lidera investigação para desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão no combate a incêndios rurais, Agroportal, 30-11-2022

Projeto da FCT NOVA cria ferramentas para “um maior apoio à tomada de decisão no combate a incêndios rurais”, Green Savers, 01-12-2022

FCT NOVA lidera projeto para desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão no combate a incêndios rurais, Ambiente Magazine