Notícias

Notícias

Descoberta nova espécie de fitossauro da Gronelândia com mais de 215 Milhões de anos

29-03-2023

Víctor López-Rojas e Octávio Mateus – o primeiro estudante de doutoramento e o segundo professor do Departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science & Technology | FCT NOVA – descobriram uma nova espécie de fitossauro, um bizarro réptil parecido com um crocodilo, do Triásico Superior, com mais de 215 milhões de anos de sedimentos de rios e lagos em Jameson Land, na Gronelândia. A descoberta foi feita em conjunto com outros especialistas da Dinamarca e Alemanha numa expedição internacional em 2012, mas só agora foi oficializada com a publicação no reputado Journal of Vertebrate Paleontology.

Os fitossauros viveram no Triássico em quase todos os continentes (para além da Antártida e Oceânia) e assemelham-se aos crocodilos, viveram como crocodilos, mas não estão intimamente relacionados com eles. Têm uma característica particular que os diferencia dos crocodilos e outros répteis: "Estes répteis têm o nariz retraído para a parte posterior do crânio, perto dos olhos" diz Víctor López-Rojas, estudante de doutoramento da FCT NOVA, o primeiro autor do estudo. Esta recolocação modificou o crânio em diferentes formas que permitem aos paleontólogos classificar as suas espécies.

O fóssil foi encontrado por Octávio Mateus e colegas na expedição de 2012: "Um local que produziu pelo menos quatro fitossauros numa única camada, o que é raro e espetacular", explica o professor. Expedições paleontológicas à Gronelândia Oriental têm sido feitas desde o início do século XIX, mas apenas durante expedições em 2012 e 2016 foram encontrados os primeiros restos de fitossauros.

A nova espécie da Gronelândia, "Mystriosuchus alleroq", inclui porções do crânio, mas principalmente de ossos pós-cranianos. Os restos de pelo menos quatro indivíduos, desde bebés, a jovens e adultos maduros, permitiram aos cientistas da FCT NOVA, Universidade de Copenhaga e Geomuseum Faxe (Dinamarca), e da Universidade de Bona, bem como do Museu de História Natural Bamberg (Alemanha) comparar não só a relação entre espécies para a descrever como uma nova espécie, mas também sobre a sua ontogenia.

Víctor López-Rojas está a estudar a evolução e o estilo de vida dos fitossauros da Europa, que têm algumas características nos seus membros e vértebras que o fazem pensar que eram mais aquáticos e diferentes dos norte-americanos, como alguns estudos recentes começaram a mostrar. A nova espécie da Gronelândia está intimamente relacionada com os fitossauros europeus. Esta descoberta enquadra-se em estudos anteriores sobre as afinidades faunísticas da Gronelândia Oriental e da Europa no final do Triássico, com novas espécies de anfíbios gigantes, peixes, ou dinossauros primitivos descritos e, agora, o fitossauro "Mystriosuchus alleroq".

Outros autores incluíram Jesper Milàn (Geomuseum Faxe), Lars B. Clemmensen (Universidade de Copenhaga), Nicole Klein (Universidade de Bona), e Oliver Wings (Museu de História Natural Bamberg; SNSB). O espécime foi preparado na Alemanha e no Museu da Lourinhã, Portugal, e pode ser visto neste museu português, bem como no GeoCenter MonsKlint na Dinamarca.

Lars B. Clemmensen e colegas da Dinamarca e dos EUA fizeram a estratigrafia da secção portadora de fitossauros e dataram o leito ósseo muito precisamente por magnetostratigrafia a uma idade de 215 milhões de anos. Curiosamente, os primeiros dinossauros chegaram à Gronelândia Oriental aproximadamente ao mesmo tempo, transformando a paisagem num verdadeiro "Parque Triássico".

Na imprensa

Nova espécie de dinossauro com mais de 215 milhões de anos encontrada na Gronelândia, Público

Paleontólogos descobrem nova espécie de dinossauro na Gronelândia, SIC

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, RTP

Dinossauros. Nova espécie encontrada na Gronelândia por portugueses terá vivido há mais de 215 milhões de anos, Observador

Paleontólogo Octávio Mateus participou na descoberta de nova espécie de dinossauro na Gronelândia, Alvorada

Investigadores da FCT NOVA ajudam a descobrir nova espécie de fitossauro na Gronelândia, Visão

"Mystriosuchus alleroq". A nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, Rádio Renascença

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, CNN Portugal

Descoberta nova espécie de dinossauro na Gronelândia, Porto Canal

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, Sapo

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, Notícias ao Minuto

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, Correio da Manhã

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, dnotícias.pt

Gronelândia: portugueses descobrem nova espécie de dinossauro, Bom dia

Nova espécie de fitossauro: tem mais de 215 milhões de anos, é parecido com um crocodilo e foi descoberto na Gronelândia, Sapo Tek

Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia, TV Record Europa