Estabelecido Conselho Eco-Escolas da FCT NOVA para a promoção de um campus mais sustentável

26-05-2023

O projeto Eco-Escolas da FCT NOVA realizou, no âmbito do compromisso da Escola com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, a sua primeira reunião no dia 15 de maio, marcando o início de uma série de iniciativas voltadas para a promoção da sustentabilidade no seio da comunidade académica.

Durante a reunião do grupo de trabalho, coordenado por Tânia Simões, Divisão de Relações Internacionais, e Antje Disterheft, investigadora do CENSE- Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, e que contou com a presença de docentes, funcionários não docentes e alunos empenhados na causa ambiental, foi constituído o Conselho Eco-Escolas FCT NOVA, dando um passo importante em direção a um campus mais sustentável.

O Conselho será responsável por propor um conjunto de ações e práticas sustentáveis, sendo que um dos principais resultados da reunião foi a elaboração de uma versão preliminar do plano de atividades, que prevê o envolvimento de toda a comunidade académica em iniciativas como a promoção da reciclagem e de uma correta gestão de resíduos, a redução do consumo de energia e de água, o incentivo à mobilidade sustentável e a sensibilização para questões ambientais, com o grande objetivo de reduzir a pegada ecológica da FCT NOVA e dos seus respetivos públicos.

A comunidade académica será mantida informada sobre as iniciativas, os avanços e resultados alcançados ao longo do projeto.

Através do envolvimento ativo de todos os membros da comunidade académica, acredita-se que é possível tornar a FCT NOVA um exemplo de boas práticas ambientais e de sustentabilidade, e inspirar outras instituições a seguir o mesmo caminho.

Sugestões e comentários podem ser enviados para o seguinte email: eco.escolas@campus.fct.unl.pt