FCT NOVA irá promover um novo mestrado internacional em saúde digital

22-05-2023

Os projetos europeus em Digital Skills recentemente aprovados pela Comissão Europeia, DS4Health (Digital skills for Healthcare Transformation) e DELPHI (Digital Empowerment and Leadership (for) Sustainable Transformation of Health and Care), irão desenvolver um mestrado internacional de excelência interdisciplinar para Inovação Digital e Transformação da Saúde.

O novo mestrado irá integrar currículos que transpõem fronteiras para facultar novas competências na liderança e capacitação digital para uma transformação sustentável na área da saúde.

Ricardo Jardim Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA, será o coordenador do Mestrado. O Professor é coordenador europeu do projeto DELPHI integrado no DIH Health and Wellbeing do UNINOVA – GRIS, e Chair do Cluster da Saúde e Cuidados de Saúde da Comissão Europeia (Health & Care Cluster). Além disso, o Professor tem coordenado projetos de investigação europeus ligados à saúde digital, como o Smart4health, ICU4Covid e DIH4CPS.

Este mestrado “irá facultar formação internacional especializada para o estabelecimento de um ecossistema inovador e sustentável de excelência como acelerador da inovação digital em saúde e cuidados de saúde na Europa, colocando a NOVA na linha da frente na formação em saúde digital”, afirma o coordenador.

O consórcio integra um conjunto de Universidade europeias de excelência que se comprometem numa liderança conjunta de classe mundial com um ambiente de referência para a educação em saúde digital (Universidade Nova de Lisboa, Tel Aviv University, Universitaetsklinikum Aachen, Medizinische Universitaet Wien, Panepistimio Ioanninon, Spitalul Clinic De Boli Infectioase, Institut Politechnique de Paris).