Estudantes da NOVA FCT vencem competição internacional SensUs 2023

04-09-2023

A Equipa MakeSensing da NOVA FCT ganhou o 1.º prémio de "Desempenho Analítico" durante a competição internacional SensUs 2023, cuja final decorreu na Universidade Técnica de Eindhoven (NL), no passado dia 31 de agosto.

A equipa de estudantes da NOVA FCT, que enfrentou 14 adversários oriundos de diversos países (Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, EUA, Países Baixos, Reino Unido, Suíça e Turquia), venceu com uma proposta de biossensor para detetar rapidamente a gravidade do traumatismo cranioencefálico (TBI, no acrónimo inglês).

O TBI afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas anualmente na Europa e pode ser severo, moderado ou ligeiro. De todos os casos que dão entrada nas urgências, 90% são do tipo ligeiro. No entanto, todos os doentes são sujeitos a TAC, um procedimento muito caro (cerca de 2000 € cada).

O biossensor proposto pretende determinar a gravidade do TBI, usando uma gota de sangue do doente, evitando a realização de procedimentos médicos dispendiosos em doentes com TBI ligeiro. Este biossensor rápido permite diminuir custos, reduzir a intervenção de pessoal médico e trazer mais conforto à grande maioria dos doentes de TBI.

A equipa MakeSensing é constituída pelos estudantes: Ricardo Mafra (capitão), Diogo Martins (co-capitão), David Alves, Matilde Abreu e Tomás Mingates, do Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias, André Luís, Chiara La Guidara, Mariana Resende, Nuno Ferreira e Simão Caracho, do Mestrado em Biotecnologia, Beatriz Nobre e Lara Gonçalves, do Mestrado em Biomateriais e Nanomedicina, e Sofia Ribeiro, do Mestrado em Engenharia Biomédica.

Os professores, da NOVA FCT, Ricardo Franco (DQ/UCIBIO/I4HB) e Rui Igreja (DCM/CENIMAT/I3N), foram os Mentores da equipa MakeSensing, que desenvolveu o protótipo deste biossensor nos seus laboratórios, contando também com apoio do Mestre Tomás Pinheiro.

A MakeSensing contou com o apoio dos centros de investigação CENIMAT|i3N e UCBIO|i4HB onde o protótipo laboratorial foi concebido. O Departamento de Química e o Departamento de Ciências dos Materiais da NOVA FCT financiaram a inscrição no concurso e a empresa LaborSpirit doou consumíveis e reagentes essenciais para o estabelecimento do protótipo.

Na imprensa

Estudantes da NOVA FCT vencem prémio internacional com biossensor para detetar traumatismo cranioencefálico, Sapo Lifestyle

Estudantes da NOVA FCT vencem prémio internacional com biossensor para detetar traumatismo cranioencefálico,Atlas Saúde

Estudantes da NOVA FCT vencem prémio internacional com biossensor para detetar traumatismo cranioencefálico, MedJournal