Ação de formação sensibiliza para a importância da reciclagem

30-11-2023

A NOVA FCT recebeu, no passado dia 29 de novembro, uma ação de formação dedicada à reciclagem. Esta iniciativa, promovida no âmbito do protocolo estabelecido entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Sociedade Ponto Verde, integra a política de resíduo zero promovida pela Universidade, em linha com o plano estratégico da NOVA ser líder no compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“As universidades são espaços de transformação e de criação de mudança. Estas iniciativas visam criar mais envolvimento e sensibilização nestas comunidades que vão ser importantes nos comportamentos que vamos ter no futuro”, explicou Afonso Noutel, gestor e formador da Sociedade Ponto Verde.

A formação pretendeu sensibilizar e envolver o pessoal não docente e não investigador e as equipas das empresas concessionárias para a importância da reciclagem e do seu papel na construção de um campus mais sustentável.

“É crucial que as equipas percebam a sua importância e o seu contributo para melhorar procedimentos e comportamentos. Esta formação visa esclarecer o papel de cada um neste processo, dissipar dúvidas e abrir canais de comunicação mais eficazes. Esta iniciativa será estendida à restante comunidade da NOVA FCT, cujo contributo é essencial para o sucesso deste grande desafio que é o correto encaminhamentos dos resíduos, gerados no campus.”, explica Marco Lopes, da Divisão de Apoio Técnico e o representante da NOVA FCT no Grupo de Trabalho NOVA Zero Waste.

O Grupo de Trabalho NOVA Zero Waste integra membros de todas as unidades orgânicas da NOVA, do SAS e da Reitoria. Foi estabelecido com o propósito de partilhar experiências e soluções de gestão de resíduos, definir planos de ação, co-organizar ações de sensibilização e outras iniciativas com o objetivo último de fazer evoluir a NOVA para uma Universidade resíduos zero.