Notícias

Notícias

Dois projetos da NOVA FCT recebem financiamento do programa europeu para o ambiente e ação climática

28-11-2023

“HORIS - Home Renovation Integrated Services” e “ENTRACK - Empowering local and regional authorities to design clean Energy TRAnsition plans through Capacity and Knowledge”, ambos liderados na NOVA FCT por João Pedro Gouveia, professor e investigador no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, figuram na lista dos projetos selecionados pelo programa europeu LIFE.

O projeto HORIS visa escalar o que a equipa da NOVA FCT já desenvolveu - Menu Renovação Verde, alargando a ação desta plataforma no apoio à tomada de decisões para construções energeticamente mais sustentáveis em Portugal, Espanha e Itália. Em Portugal tem como parceiros a DECO Proteste, o INEGI e a Bureau Veritas.

Com o projecto ENTRACK pretende-se apoiar na co-concepção de planos energéticos em municípios rurais (8 casos piloto em Portugal, Espanha, Itália e Grécia). Reforçar a capacidade dos atores políticos nestas áreas, com formações especialmente desenhadas para estes públicos, bem como fornecer uma metodologia escalável pronta a utilizar sobre como co-conceber políticas com os cidadãos em zonas rurais do sul da Europa , são outros objetivos a alcançar.

Com estas iniciativas pretende-se capacitar os atores locais para realizar processos de planeamento energético socialmente justos. A equipa portuguesa conta ainda com a participação da AREANATejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo, que irá orientar os trabalhos em dois municípios piloto.

Desde 1992, o Programa LIFE é um dos instrumentos de financiamento da União Europeia para o ambiente e a ação climática. Esta edição vai apoiar 171 projetos de toda a Europa, no valor de mais de 396 milhões de euros.

Na imprensa