Celebrar e Potenciar a Investigação
A conferência NOVA FCT Science Days nasce com um objetivo claro: dar visibilidade à investigação de excelência que se desenvolve na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Mais do que uma mostra de resultados, este encontro pretende ser um verdadeiro espaço de partilha, inspiração e construção de pontes entre investigadores de diferentes áreas.
Vivemos tempos em que a investigação científica é cada vez mais colaborativa, interdisciplinar e internacional. É essencial que saibamos o que fazem os nossos colegas — mesmo aqueles que trabalham na porta ao lado — pois essa consciência mútua pode abrir caminho a novas colaborações, a soluções inovadoras e, não menos importante, a oportunidades conjuntas de financiamento. Muitas vezes, a chave para responder a uma questão científica está numa ferramenta, abordagem ou conhecimento que já existe dentro da nossa própria casa.
O NOVA FCT Science Days quer também estimular a ambição coletiva da nossa comunidade científica. Ao conhecer o percurso de colegas que obtiveram financiamento competitivo, seja em projetos europeus, do European Research Council (ERC), ou em outras iniciativas internacionais, reforçamos a motivação para ir mais longe. Queremos que todos se sintam inspirados a transformar ideias em propostas sólidas e bem-sucedidas.
Esta conferência será, assim, um momento para escutar, dialogar e descobrir. Mas, acima de tudo, será uma celebração da ciência feita na NOVA FCT, da diversidade e qualidade dos nossos projetos e da capacidade que temos, em conjunto, de fazer mais e melhor.

Ana Belén Pereiro
Investigadora Principal no Departamento de Química. Foca-se no desenvolvimento de materiais sustentáveis, solventes alternativos e processos de separação ambientalmente responsáveis.

Ana Rita Duarte
Professora Associada no Departamento de Química. Trabalha em tecnologias sustentáveis, líquidos iónicos, biotecnologia e desenvolvimento de biomateriais para aplicações biomédicas e farmacêuticas.

Elvira Fortunato
Professora Catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais. Desenvolve investigação em eletrónica transparente, materiais sustentáveis e dispositivos à base de óxidos semicondutores, incluindo transístores e memórias.

Filipa Marcelo
Investigadora Auxiliar no Departamento de Química e UCIBIO. Lidera o laboratório BioNMR, focado em glicociência estrutural, reconhecimento molecular de glicanos e desenvolvimento de terapias baseadas em glicanos.

Filipe Natálio
Professor Associado e investigador no UCIBIO. A sua investigação foca-se na bioengenharia de materiais, biomineralização e criação de materiais funcionais inspirados na natureza.

João Costa Seco
Professor Associado no Departamento de Informática. A sua investigação incide sobre linguagens de programação, verificação formal de programas, linguagens para sistemas distribuídos e segurança de software.

Manuel João Mendes
Professor Associado no Departamento de Ciência dos Materiais. Desenvolve investigação em energia solar, nanotecnologia, estruturas fotónicas e otimização de dispositivos fotovoltaicos.

Maria Helena Godinho
Professora Catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais. Investiga cristais líquidos, materiais celulósicos e estruturas auto-organizadas com propriedades óticas e mecânicas específicas.

Marta Cristina Parracho Cançado Corvo
Investigadora Principal no CENIMAT|i3N. Trabalha com líquidos iónicos, captura de CO₂, materiais funcionais e espectroscopia de RMN para aplicações ambientais e industriais.

Márcia Vilarigues
Professora Associada com Agregação no Departamento de Conservação e Restauro. Investiga a conservação do património cultural, com foco em vidro histórico, vitrais e história técnica da arte.

Sylwin Pawlowski
Investigador Auxiliar no Departamento de Química. Trabalha em processos de membranas e electromembranas, recuperação sustentável de lítio, eletrodiálise reversa, dinâmica de fluidos computacional e desenvolvimento de membranas funcionais.