Faculdade

Simpósio “Conservação do Património Cultural e Sustentabilidade: desafios e experiências”, com participação da FCT NOVA. 14 de outubro de 2019. Auditório do Museu Benfica - Cosme Damião, Lisboa, Portugal.

Segunda, 14 outubro, 2019 - 09:00 - 17:00
Tipo(s) de Evento:
Local do Evento:
Outro
Localização específica:
Auditório do Museu Benfica - Cosme Damião

Data: 14 de outubro de 2019, 09:00 - 17:00

Local: Auditório do Museu Benfica - Cosme Damião, Lisboa, Portugal.

O simpósio “Conservação do Património Cultural e Sustentabilidade: desafios e experiências” é uma iniciativa da Direção do Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica em colaboração com a Sustainability in Conservation e Sustainability in Conservation_Portugal, que irá decorrer no dia 14 de outubro de 2019, das 09:00 às 17:00 no Auditório do Museu Benfica - Cosme Damião.

A noção de sustentabilidade estreitamente relacionada com a gestão de recursos limitados ou a proteção do meio ambiente tem introduzido novas abordagens e metodologias à conservação do património cultural. Este simpósio tem por objetivo refletir sobre os desafios crescentes que a conservação enfrenta na procura ativa e implementação de soluções ecologicamente corretas e economicamente viáveis.

9h00 | Receção

9h30 | Sessão de abertura

9h45 | Sustainability in Conservation (SIC): organização fundada em 2016 por conservadores/restauradores que promove o diálogo e iniciativas na área da sustentabilidade em conservação e nas práticas museológicas.

Caitlin Southwick (fundadora da SIC): A SIC – estrutura e evolução; introdução do Sustainability Tool Kit.

Daniela Molinari (membro da SIC): Students Ambassador Program.

Catarina Pinheiro (SIC_Portugal): SIC_Portugal: Desafios Locais de uma Causa Global.

10h45 | Pausa para café

11h00 | Programa Re-Org nas reservas do Museu de Lisboa

Aida Nunes (Museu da Cidade, EGEAC e SIC_Portugal)

11h20 | FCT Nova sustentável: de ideias a uma visão – um processo colaborativo em prol de um campus mais sustentável

Joana Santos (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa)

11h40 | Sustentabilidade na Investigação da área foco de Património, Conservação e Restauro do CITAR

Eduarda Vieira (CITAR - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes – Universidade Católica do Porto)

12h00 | Mesa redonda

13h00 | Almoço

14h00 | Caracterização e avaliação de resíduos carbonatados na obtenção de cal

Eduardo Ferraz (Instituto Politécnico de Tomar)

14h20 | A utilização da casca de arroz em pastas de preenchimento em conservação e restauro de suportes lenhosos

Tatiana Brás (Instituto Politécnico de Tomar)

14h40 | PlasCO2 - Tecnologias verdes à base de CO2 para limpeza de plásticos em museus e Coleções Patrimoniais

Joana Lia Ferreira (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa)

15h00 | Sustentabilidade no Laboratório Hércules: desenvolvimento de biocidas e perspetivas futuras

Ana Teresa Caldeira (Laboratório Hércules – Universidade de Évora)

15h20 | Mesa redonda

16h20 | Pausa para café

16h40 | Conclusão dos trabalhos e encerramento do simpósio

17h00 | Visita acompanhada ao Departamento de Reserva, Conservação e Restauro (mediante inscrição no dia do simpósio).

INSCRIÇÕES: A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória e limitada ao número de vagas disponíveis. As inscrições devem ser efetuadas através de email: rcr@slbenfica.pt.