Diploma de Estudos Pós-Graduados em Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias

Ensino

Diploma de Estudos Pós-Graduados em Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2019/2020. O número de créditos para a obtenção do Diploma de Estudos Pós-Graduados em Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias é de 16 ECTS.

Objetivos

O transporte ferroviário tem um papel importante na economia nacional, mas atualmente, está a enfrentar vários desafios. A maioria das linhas existentes é afetada por fatores de envelhecimento e ações climáticas e, portanto, requer intervenções urgentes, mas, por outro lado, as solicitações impostas à sua capacidade de carga são cada vez maiores. É por isso, extremamente importante planear cuidadosamente as medidas de manutenção e reabilitação, e otimizar as intervenções de acordo com a sua relação custo/benefício.

O curso pretende proporcionar aos formados a aquisição de um conjunto de conhecimentos multidisciplinares, na área de reabilitação de vias férreas balastradas, teórico-práticos, enriquecidos pelas palestras dadas por personalidades reconhecidas nessa área, visitas de estudo e ensaios laboratoriais. Destaca-se também a utilização das ferramentas computacionais, quer nos estudos ligados à simulação do comportamento dinâmico da via-férrea e segurança dos passageiros, quer nos modelos de apoio à decisão. O foco da reabilitação será a utilização de novos materiais, tais como por exemplo os geossintéticos.

Os formados devem adquirir a capacidade de avaliar o estado atual da via-férrea, propor medidas de reabilitação mais eficientes e eficazes, e avaliar o seu valor aditivo em função de melhoramento do desempenho dinâmico da via. Os conhecimentos adquiridos proporcionarão uma formação complementar aos atuais Licenciados Pré-Bolonha, ou Mestres Pós-Bolonha. Destaca-se também a utilidade do curso aos alunos que terminem apenas o 1ºciclo do ensino superior em ciências de engenharia.

Área científica predominante do curso

Engenharia Civil

Outras áreas científicas

Geotecnia, Engenharia Mecânica, Economia e Gestão, Ciências de Engenharia

Plano curricular

Saídas profissionais

O curso pretende dar uma formação específica de utilidade para a economia nacional, o que permitirá aos formados aceder mais facilmente ao mercado de trabalho, melhorar a sua qualificação no seu posto de trabalho, ou prosseguir com programas de investigação.

Colaboração na ação de formação

LNECLaboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
  
IPInfraestruturas de Portugal, S.A. (IP)
  
 IDMECInstituto de Engenharia Mecânica, Instituto Superior Técnico, Universidade
de Lisboa (IDMEC/IST/UL)

 

Departamentos da FCT envolvidos na formação

Departamento de Engenharia Civil

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

 

Acreditação

Curso acreditado pela Ordem dos Engenheiros

Logotipo Ordem dos EngenheirosLogo ACCEDE

 

Horário de funcionamento

A formação decorrerá em regime pós-laboral, às sextas a partir das 17h00 e aos sábados a partir das 9h00. Aos sábados, o período das 13h00 às 14h00 está reservado para almoço. O término da formação em cada dia dependerá das disciplinas optativas selecionadas, no entanto, o número de horas por semana será de 10 h.

Propinas

1750 €

Os candidatos que pertencem aos grupos identificados abaixo, podem solicitar 10% de desconto nas propinas à direção da FCT Nova.
Grupos que podem beneficiar de desconto:

  • Antigos alunos da FCT Nova;
  • Membros da OE;
  • Membros da IP;
  • Bolseiros de investigação do LNEC.

Prazo de candidatura

1 de novembro 2022 a 15 de fevereiro 2023 

Candidaturas

Página wEB

Condições de acesso para o ano letivo de 2022/2023

Vagas para 2022/2023:

15

Regras de acesso:

1.º ciclo do ensino superior em ciências de engenharia, nas especialidades de engenharia civil, engenharia mecânica ou outras consideradas afins. Exceções serão analisadas individualmente.

Critérios de seriação:

Formação académica
Experiência profissional
Eventual entrevista de seleção

Coordenador do curso:

Zuzana Dimitrovová

zdim@fct.unl.pt

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente uma Licenciatura em Engenharia Civil (3 anos), quatro mestrados de 2º ciclo em Engenharia Civil e em Estruturas e Geotecnia (2 anos), Reabilitação de Edifícios (1,5 anos), Tecnologia de Fachadas (1 ano), e um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (3 anos). Paralelamente, o DEC oferece cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias.

O DEC desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica com parcerias nacionais e internacionais, participando em projetos de I&D em diferentes áreas: Betão e Alvenaria Estrutural; Reforço de Estruturas; Estruturas de Betão sujeitas a Eventos Extremos; Simulação Numérica de Estruturas; Ecoeficiência de Materiais de Construção; Energia, Conforto e QAI; Patologia e Reabilitação de Edifícios; Geotecnia; Pavimentos Rodoviários; Ordenamento do Território e Urbanismo.

Atualmente há mais de 300 alunos inscritos em Engenharia Civil na NOVA FCT e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, dos quais 32 são doutorados.

Saber mais

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica.

O DEMI conta atualmente com 5 funcionários e 44 docentes que se comprometem a oferecer a melhor experiência de ensino e os melhores conhecimentos aos seus alunos, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.

Os professores do DEMI colaboram ainda, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica, que têm em vista responder às necessidades da sociedade em que nos inserimos.

Junta-te a nós e deixa-nos ajudar-te também a fazer a diferença.

Saber mais