Entrou em funcionamento no ano letivo de 2019/2020. O número de créditos para a obtenção do Diploma de Estudos Pós-Graduados em Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias é de 16 ECTS.
O transporte ferroviário tem um papel importante na economia nacional, mas atualmente, está a enfrentar vários desafios. A maioria das linhas existentes é afetada por fatores de envelhecimento e ações climáticas e, portanto, requer intervenções urgentes, mas, por outro lado, as solicitações impostas à sua capacidade de carga são cada vez maiores. É por isso, extremamente importante planear cuidadosamente as medidas de manutenção e reabilitação, e otimizar as intervenções de acordo com a sua relação custo/benefício.
O curso pretende proporcionar aos formados a aquisição de um conjunto de conhecimentos multidisciplinares, na área de reabilitação de vias férreas balastradas, teórico-práticos, enriquecidos pelas palestras dadas por personalidades reconhecidas nessa área, visitas de estudo e ensaios laboratoriais. Destaca-se também a utilização das ferramentas computacionais, quer nos estudos ligados à simulação do comportamento dinâmico da via-férrea e segurança dos passageiros, quer nos modelos de apoio à decisão. O foco da reabilitação será a utilização de novos materiais, tais como por exemplo os geossintéticos.
Os formados devem adquirir a capacidade de avaliar o estado atual da via-férrea, propor medidas de reabilitação mais eficientes e eficazes, e avaliar o seu valor aditivo em função de melhoramento do desempenho dinâmico da via. Os conhecimentos adquiridos proporcionarão uma formação complementar aos atuais Licenciados Pré-Bolonha, ou Mestres Pós-Bolonha. Destaca-se também a utilidade do curso aos alunos que terminem apenas o 1ºciclo do ensino superior em ciências de engenharia.
Engenharia Civil
Geotecnia, Engenharia Mecânica, Economia e Gestão, Ciências de Engenharia
O curso pretende dar uma formação específica de utilidade para a economia nacional, o que permitirá aos formados aceder mais facilmente ao mercado de trabalho, melhorar a sua qualificação no seu posto de trabalho, ou prosseguir com programas de investigação.
![]() | Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) |
![]() | Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) |
![]() | Instituto de Engenharia Mecânica, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IDMEC/IST/UL) |
Departamento de Engenharia Civil
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Curso acreditado pela Ordem dos Engenheiros
![]() | ![]() |
A formação decorrerá em regime pós-laboral, às sextas a partir das 17h00 e aos sábados a partir das 9h00. Aos sábados, o período das 13h00 às 14h00 está reservado para almoço. O término da formação em cada dia dependerá das disciplinas optativas selecionadas, no entanto, o número de horas por semana será de 10 h.
1750 €
Os candidatos que pertencem aos grupos identificados abaixo, podem solicitar 10% de desconto nas propinas à direção da FCT Nova.
Grupos que podem beneficiar de desconto:
1 de novembro 2022 a 15 de fevereiro 2023
Vagas para 2022/2023:
15
Regras de acesso:
1.º ciclo do ensino superior em ciências de engenharia, nas especialidades de engenharia civil, engenharia mecânica ou outras consideradas afins. Exceções serão analisadas individualmente.
Critérios de seriação:
Formação académica
Experiência profissional
Eventual entrevista de seleção
Coordenador do curso:
Zuzana Dimitrovová
O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente uma Licenciatura em Engenharia Civil (3 anos), quatro mestrados de 2º ciclo em Engenharia Civil e em Estruturas e Geotecnia (2 anos), Reabilitação de Edifícios (1,5 anos), Tecnologia de Fachadas (1 ano), e um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (3 anos). Paralelamente, o DEC oferece cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias.
O DEC desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica com parcerias nacionais e internacionais, participando em projetos de I&D em diferentes áreas: Betão e Alvenaria Estrutural; Reforço de Estruturas; Estruturas de Betão sujeitas a Eventos Extremos; Simulação Numérica de Estruturas; Ecoeficiência de Materiais de Construção; Energia, Conforto e QAI; Patologia e Reabilitação de Edifícios; Geotecnia; Pavimentos Rodoviários; Ordenamento do Território e Urbanismo.
Atualmente há mais de 300 alunos inscritos em Engenharia Civil na NOVA FCT e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, dos quais 32 são doutorados.
Saber maisO Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica.
O DEMI conta atualmente com 5 funcionários e 44 docentes que se comprometem a oferecer a melhor experiência de ensino e os melhores conhecimentos aos seus alunos, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
Os professores do DEMI colaboram ainda, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica, que têm em vista responder às necessidades da sociedade em que nos inserimos.
Junta-te a nós e deixa-nos ajudar-te também a fazer a diferença.
Saber mais