Perguntas mais frequentes - 11. Questões Gerais

A média final dos Mestrados Integrados é normalmente calculada como qualquer outra: o somatório da nota de cada UC x os seus ECTS a dividir por 300 ECTS (total dos ECTS do Curso).

Em julho de 2017 saiu o Despacho N.º 13/2017 que explica a transição do método de cáclulo antigo para o atual.

Porque poderá ser importante para os empregadores ou para os concursos a bolsas, no novo modelo de certidões dos Mestrados Integrados passarão a figurar, para além da média obtida no mestrado pela realização dos 300 ECTS, a média correspondente aos três primeiros anos curriculares do curso, que confere o grau de Licenciado (180 ECTS), e a média dos dois últimos anos do curso, correspondentes às unidades curriculares da especialidade (120 ECTS).

Cada Exame de Melhoria, custa 15 €.

Não. No 2.º semestre, no prazo próprio, qualquer estudante em Tempo Parcial pode pedir a cessação do dito estatuto. Nesse caso poderá inscrever-se normalmente nas cadeiras do 2.º semestre. Claro que não será retroativo ao 1.º semestre.

Não. Desde que obedeça ao Despacho, qualquer estudante, em qualquer situação, pode pedir estatuto de Estudante em Tempo Parcial.

Foi determinado por despacho da direção que o modo de comunicação, por email, entre a escola e os seus estudantes e vice-versa se faça obrigatoriamente utilizando as moradas do tipo xxxx@campus.fct.unl.pt.

Assim sendo, avisam-se todos os estudantes que têm que verificar estas suas moradas de email para confirmarem se existem avisos ou quaquer outra questão oficial. O CLIP só comunica com os estudantes por meio destas moradas de email.

Nas suas respostas aos docentes ou demais corpos da faculdade têm os estudantes que utilizar também a morada descrita.

• Do 1.º -> 2.º a partir de 36 ECTS (inclusivé)
  • Do 2.º -> 3.º a partir de 96 ECTS (inclusivé)
  • Do 3.º -> 4.º a partir de 156 ECTS (inclusivé)
  • Do 4.º -> 5.º a partir de 216 ECTS (inclusivé)

Quando existem dois exames marcados no mesmo dia e à mesma hora, o que acontece muito raramente e a maior parte das vezes por engano, deve contatar o Coordenador do seu Curso. Ele fará chegar, se assim o entender, a alteração necessária ao Conselho Pedagógico.

É o que consta na Tabela de Emolumentos aprovada pela UNL e publicada em Diário da República.