Notícias

Notícias

Prof. Doutora Júlia Seixas coordena estudo sobre a Descarbonização da Economia Portuguesa

01-03-2018

Prof. Doutora Júlia Seixas coordena estudo sobre a Descabornização da Economia P

A Equipa do CENSE/Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, coordenada pela Prof. Doutora Júlia Seixas lançou recentemente um estudo juntamente com o College of William and Mary nos EUA, sob coordenação do Professor Doutor Alfredo Marvão Pereira, intitulado “O Papel da Electricidade na Descarbonização da Economia Portuguesa”.

Este estudo averigua qual a capacidade de resposta do sistema energético português e da economia aos compromissos assumidos internacionalmente para combater as alterações climáticas. A primeira conclusão deste estudo é a de que só o imposto de carbono não é suficiente para se conseguir atingir as metas estabelecidas de redução das emissões de CO2 em 87,5% até 2050. Convém salientar que a questão do cumprimento das metas de redução de emissões não é apenas uma preocupação de Portugal, já que as taxas calculadas para outros países também suscitam preocupações. Com uma redução das emissões de carbono em 2050 em 60% e sem preocupações de neutralidade fiscal, o imposto sobre o carbono geraria receitas equivalentes a 0.1 e 2,5% do PIB, baixaria as emissões, mas penalizaria o consumo, o investimento e o emprego.

Face a este cenário, o importante é que se enverede por uma economia menos carbónica, mais eletrificada, mas com base em energias renováveis, como as energias hídrica, e eólica em terra e solar fotovoltaica. O estudo salienta a situação de um aumento do consumo de electricidade nas próximas décadas, mas uma diminuição do consumo final total de energia.

Artigo Jornal "Público"

Estudo "The Role of Electricity in the Decarbonization of the Portuguese Economy "