Notícias

Notícias

FCT NOVA é um bom exemplo da inovação e da aposta na investigação “que a Europa tem feito"

03-04-2019

PM Mark Rutte e António Costa

Mark Rutte, Primeiro-Ministro Holandês, e António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal, afirmaram que a investigação tem um papel fundamental no futuro da Europa no encontro com alunos de doutoramento e investigadores da FCT NOVA, na manhã de 3 de abril. O chefe de governo português congratulou o País por estar a conquistar um lugar de liderança na frente da inovação e da investigação. António Costa afirmou ainda que a FCT NOVA é um bom exemplo da inovação e da aposta da investigação “que a Europa tem feito" e do que "Portugal tem conseguido fazer graças à Europa", referindo-se também a programas de apoio à investigação como o H2020.

O roteiro desta visita iniciou-se no Laboratório de Investigação Colaborativa NOVALINCS/OutSystems que permite aos investigadores e estudantes desenvolverem projetos relacionados com as tecnologias e sistemas de programação da OutSystems e com várias áreas de investigação do NOVA LINCS. Em colaboração dos especialistas da equipa de R&D da OutSystems, os investigadores e estudantes do NOVA LINCS desenvolvem inovação de ponta em ambientes de programação cada vez mais inteligentes e automatizados, que permitem a não especialistas construir aplicações funcionais e fáceis de usar.

A comitiva teve ainda a oportunidade de conhecer o projeto Smart4Health, coordenado pelo UNINOVA e que constitui o maior projeto de sempre coordenado por Portugal, no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020. O projeto irá potenciar soluções digitais personalizadas para saúde através da troca universal de Registos de Saúde Eletrónicos centradas no cidadão, permitindo uma aproximação personalizada da saúde e promover o desenvolvimento de soluções e serviços digitais vocacionados para propósitos sociais, médicos e bem-estar do próprio cidadão. O Smart4health é mais um exemplo da já longa história de cooperação para a investigação e desenvolvimento entre Portugal e a Holanda, para o qual a FCT NOVA tem sido um exemplo, a importância desta ligação foi amplamente saudada por ambos os Primeiros Ministros

Fotogaleria

Na imprensa

«“Esta é uma oportunidade para mostrar aos holandeses um Portugal inovador que está na frente da digitalização da economia”»(Jornal Económico)

"Brexit. Países como Portugal e Holanda devem unir-se, defende Costa" (RTP)

"Europa "não pode ter medo" do futuro, defende António Costa" (Notícias ao Minuto)

"António Costa afirma que Europa “não pode ter medo” do futuro" (Sapo)

"António Costa afirma que Europa "não pode ter medo" do futuro" (Diário de Notícias)

"PM holandês lembra importância da ciência para combate a alterações climáticas" (Diário de Notícias)

 «“Esta é uma oportunidade para mostrar aos holandeses um Portugal inovador que está na frente da digitalização da economia”» (New Detail-AICEP)

"PM holandês lembra importância da ciência para combate a alterações climáticas" (Sapo)

"António Costa afirma que Europa “não pode ter medo” do futuro" (Dnotícias.pt)

 "António Costa afirma que Europa "não pode ter medo" do futuro" (JM)

 "António Costa afirma que Europa "não pode ter medo" do futuro" (Tribuna das Ilhas)

"António Costa afirma que Europa "não pode ter medo" do futuro" (TSF)

"PM holandês lembra importância da ciência para combate a alterações climáticas" (TSF)

Jornal da noite (TVI)