Sessão final de Empreendedorismo distribuiu prémios a todos os finalistas

08-03-2021

Sessão Empreendedorismo 2021

Pela primeira vez em formato online, a Grande Finalíssima da cadeira de Empreendedorismo da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA contou com cerca de 1000 participantes e o maior número de prémios monetários de sempre.

Num total de 180 projetos, desenvolvidos por 954 alunos, 12 foram premiados com valores entre os 100 e os 5000 euros. As equipas multidisciplinares tiveram durante cinco semanas sessões de mentoria e espaço para perceber e implementar o processo de criação e materialização de uma ideia.

Os estudantes contaram com o acompanhamento de  19 de Professores, que começou com mentoria em Dezembro de 2020 e se desenrolou em termos de aulas práticas entre 10 de Fevereiro e 5 de Março 2021.  Cerca de 60 individualidades do meio empresarial, académico e do ecossistema de empreendedorismo da NOVA  estiveram envolvidos enquanto mentores ao longo da cadeira e estiveram presentes a avaliar os 12 melhores Elevator Pitch desta edição.

ParkinsonAISmeller, equipa formada por Diogo Trinchante (Eng. Química), Daniel Miranda ( Eng. Química), Tânia Matos (Eng. Biomédica), André Rosado (Eng. Química) e Diogo Mota ( Eng.e Gestão Industrial), foram os grandes vencedores. Os alunos conquistaram o primeiro prémio de 5000 euros com o desenvolvimento de um método precoce de deteção de parkinson, através de um nariz eletrónico.

O segundo lugar, com um prémio de 3500 euros, foi para a equipa ReCOVER. Sofia Martins (Eng. Biomédica), Matilde Lopes (Eng. Biomédica), Francisco Seabra (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Ana Luís (Eng. Biomédica) e Miguel Lopes ( Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), criaram pensos inteligentes capazes de identificar os primeiros sinais de infecção de uma ferida.

Luna Lochmatter (Eng. Micro e Nanotecnologias), Tomás Pereira (Eng. Micro e Nanotecnologias), Maria Justino (Eng. Biomédica), Joana Jorge (Eng. Biomédica) e Ricardo Castelhano (Eng. Biomédica) conquistaram o terceiro prémio no valor de 2500 euros. A equipa ironMEDE apresentou o biossensor para o rastreio de ferro no organismo, uma solução que pretende auxiliar pessoas com anemia.

A 47Care foi a equipa que ganhou o prémio Glintt, com a proposta de um novo teste para doenças sexualmente transmissíveis que permite detetar três doenças comuns através de um método mais simples.

“Há 10 anos, com a criação desta cadeira, percebemos que tínhamos de mudar para garantir o sucesso dos nossos alunos. São as softskills que promovem a abertura do estudante ao mundo em todas as suas dimensões. E apesar de nunca termos tido a intenção de criar nos estudantes a capacidade de criar o próprio emprego, com este programa já ajudamos vários alunos a criar startups”, referiu Virgilio Cruz Machado, Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA nas palavras finais da sessão.

Este ano, a cadeira de Empreendedorismo contou com o apoio e o mecenato das seguintes empresas EY, Jerónimo Martins, ASSECO, SANTANDER, INTROSYS, Glintt, inNova e Spark Agency. Este programa está integrado nas iniciativas do NOVA Tech Ship, que reúne todas as atividades e oportunidades de empreendedorismo da NOVA School of Science and Technology.

Na imprensa

Estudantes criam “nariz electrónico” que detecta Parkinson e um penso com sensores e ganham prémio (Público)

Detetar a doença de Parkinson antes dos sintomas (Expresso)

‘Nariz eletrónico’ para diagnóstico de Parkinson vence programa académico de empreendedorismo (Jornal Económico)