NOVA School of Science and Technology |FCT NOVA em destaque nos indicadores da Fundação para a Ciência e Tecnologia

05-08-2021

A 28 de julho de 2021, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP divulgou os resultados do último Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos. Embora o envelope financeiro seja o mesmo do concurso anterior (75M €), a principal diferença é que foi dividido em duas tipologias de projetos, 60M € para IC&DT e 15M € para PeX. Portanto, o concurso deste ano tem 246 projetos IC&DT e 305 PeX aprovados para financiamento (no concurso anterior foram financiados 312 projetos IC&DT).

Os investigadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA apresentaram 355 candidaturas a concurso com uma taxa de elegibilidade de 75,49%, acima da média nacional de 69,20%. Essa percentagem mostra a qualidade do trabalho realizado pelos nossos investigadores.

A taxa de sucesso entre as candidaturas elegíveis para financiamento foi de 8,7% na tipologia IC&DT e 56,7% na tipologia PeX. Neste contexto, a nossa taxa de sucesso, como Proponente, é de 7,20% em IC&DT e 63,64% em PeX. O maior número de projetos recomendados para financiamento são da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO) e do Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias Limpas e Processos (LAQV).

Como habitualmente, os investigadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA destacam-se pela liderança, com uma taxa de sucesso, entre as candidaturas apresentadas como Instituição Proponente, claramente acima da média. De referir que, entre as candidaturas elegíveis, a FCT NOVA tem 147 como Proponente e 121 como Participante. Portanto, entre os 34 projetos recomendados para financiamento, temos 23 projetos em que somos a Instituição Proponente.

Os Investigadores Responsáveis que lideram os nossos projetos recomendados para financiamento são, na sua maioria, mulheres, representando 52,94% do total, bem como os Co-Investigadores Responsáveis, que são 55,88% mulheres. Esses números estão em linha com a tendência nacional que é de 55,2%.