Ilustração científica de aluno da FCT NOVA recebe prémio internacional de arte

15-11-2021

Na foto: detalhe da ilustração vencedora

Um dinossauro carnívoro é o tema que trouxe pela primeira vez para Portugal o prémio Lanzendorf - National Geographic na categoria melhor Ilustração Científica, a mais importante distinção da área.

O artista vencedor é Victor Carvalho, estudante do Mestrado em Paleontologia da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e da Universidade de Évora. Mestre em Desenho pelo Instituto de Belas Artes da Universidade de Lisboa, o artista e estudante de paleontologia já trabalha com a reconstituição de animais extintos há mais de uma década, ao longo da qual já colaborou com investigadores do Museu de História Natural do Rio de Janeiro e o Museu da Lourinhã.

“Fui como muitas das crianças dos anos 90, que deslumbraram-se ao assistir Jurassic Park nas cadeiras dos cinemas. Entretanto, os anos passaram e a paixão manteve-se”, afirma Victor Carvalho, que participou pela primeira vez neste concurso.

A obra agora premiada tem como titulo "Baryonyx revisited" e resulta de um ano de trabalho em conjunto com os investigadores da FCT NOVA, Octávio Mateus e Darío Estraviz. O título faz referência a uma revisitação à morfologia e à anatomia da espécie Baryonyx walkeri, conhecida pela ciência desde o final da década de 80. A obra faz ainda uma alusão à revisitação feita recentemente pelos investigadores da NOVA ao afloramento onde foi possível recuperar novos fósseis do representante português desta espécie.

A Society of Vertebrate Paleontology, a mais importante sociedade de paleontologia do mundo, em parceria com a National Geographic, distingue anualmente a melhor paleoarte.

A paleoarte é a arte de temas paleontológicos baseada em dados científicos, é um ramo do desenho científico que visa produzir interpretações credíveis da vida pré-histórica e dos organismos que dela fazem parte, através do conhecimento de diversas áreas como anatomia, ecologia e etologia, para além do domínio artístico.

O prémio será entregue durante o congresso do Society of Vertebrate Paleontology  que terá lugar em Toronto, Canadá, em 2022.

Na imprensa

Ilustração científica com dinossauro do Museu da Lourinhã recebe prémio internacional de arte (LusoDinos)

Estudante da Universidade de Évora vence prémio National Geographic na categoria de melhor ilustração Científica (Mais Ribatejo)

Aluno da UÉ vence prémio National Geographic na categoria de Melhor ilustração Científica (SemMais)