Professoras do Departamento de Matemática ocupam cargos de relevo em duas das mais importantes instituições do Atuariado em Portugal

04-01-2022

Gracinda Guerreiro, professora e investigadora do Departamento de Matemática da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é a nova Presidente do Júri de Certificação de Atuários Responsáveis da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

A ASF é a entidade responsável pela regulação e supervisão da atividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respetivas entidades gestoras e da mediação de seguros.

O Departamento de Matemática ainda conta com a sua representação no Instituto dos Atuários Portugueses (IAP), com Maria de Lourdes Afonso a presidir a Direcção desta instituição.

O IAP é uma associação profissional de natureza técnica e científica sem fins lucrativos, que tem por objetivo, incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia na análise e tomada de decisões das instituições, relativamente à sua gestão nos campos económico, financeiro e da segurança dos seus ativos, e em todos os aspetos e aplicações relevantes aos riscos empresariais.

Estas nomeações comprovam a qualidade técnica do corpo de docentes e dá continuidade ao papel pioneiro que a nossa faculdade teve no ensino desta área, com a criação do ramo "Ciências Actuariais" da licenciatura em Matemática Aplicada, durante os anos 80 do século XX. Atualmente a Escola tem a funcionar a Licenciatura de Matemática Aplicada à Gestão do Risco e o Mestrado em Matemática Atuarial.