Atividades de Verão: Física para iniciantes e não só

28-07-2022

O Departamento de Física organizou três escolas de verão que decorreram no campus da Caparica durante o mês de julho. Estas iniciativas promoveram o contacto com esta área do conhecimento a mais de 50 alunos.

A “Escola de Verão com Engenharia Biomédica” e a “Academia Quantum” proporcionaram a estudantes do secundário a aproximação à física através de atividades que incentivaram a aplicação dos conhecimentos.

A “High Performance Computing in Astrophysics and Atomic Physics Summer School”, que contou com a colaboração do centro LIBPhys, foi especialmente concebida para estudantes universitários. Durante três dias, os alunos foram ajudados a desenvolver competências em computação avançada (computação de alto desempenho, computação quântica, análise de dados de alto desempenho, inteligência artificial, visualização de dados, etc.) em problemas específicos de física atómica, e astrofísica.