2.ª Edição do "Programa UP" premeia investigação da NOVA FCT para a gestão sustentável de florestas

08-11-2023

Projeto da NOVA FCT, em articulação com o CEABN - Instituto Superior de Agronomia é um dos vencedores da segunda edição do "Programa UP - Ensino Superior", da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Entre cerca de vinte candidaturas, o projeto "Urban and peri-urban forests as nature base solutions for mitigating the effects of climate change", liderado por Teresa Calvão, docente e investigadora do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente,  foi um dos cinco vencedores que agora irão partilhar 150 mil euros. A verba destina-se à implementação e desenvolvimento das iniciativas planeadas.

A proposta submetida pela Faculdade visa desenvolver uma parceria entre um consórcio de duas instituições de ensino superior portuguesas, a NOVA FCT e o Instituto Superior de Agronomia, e a Northern Arizona University, School of Forestry (EUA) para a implementação e gestão sustentável de florestas urbanas e periurbanas, como uma solução global de baixo custo para a mitigação das alterações climáticas.

As mudanças que estão a influenciar o planeta têm uma escala global e requerem respostas e ações concertadas da comunidade internacional para serem eficazes. De facto, cada vez mais, o empenho contra a crise climática é um desafio coletivo. A presente proposta pretende fomentar a investigação conjunta de cientistas e estudantes dos dois países e contribuir para a internacionalização da instituição.

O Programa UP – Ensino Superior, um programa inovador lançado pela FLAD em 2022, tem como objetivo promover a internacionalização e modernização das instituições de Ensino Superior portuguesas. das instituições do Ensino Superior Portuguesas.

Na imprensa:

Investigação da NOVA FCT sobre a gestão sustentável de florestas recebe prémio, Almadense, 13-11-2023