Ser Engenheira Informática por um dia!

03-05-2019

A FCT NOVA, através do Departamento de Informática (DI) e do centro de investigação NOVA LINCS, associou-se a mais uma iniciativa que visa promover o equilíbrio de género nas áreas profissionais ligadas às engenharias e tecnologias, em especial às TIC e Informática.

No âmbito do projeto “Engenheiras por um Dia” foram dinamizadas sessões em duas escolas secundárias, sobre o que é a Engenharia Informática na perspetiva de uma profissional da área.

Na sessão que teve lugar no Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), dia 4 de abril, Catarina Gralha, estudante de Doutoramento em Informática, falou sobre o seu percurso pessoal e profissional na área da engenharia informática, para uma audiência de cerca de 100 estudantes do 9.º ano.

Teresa Romão, docente e investigadora da FCT NOVA, e Joana Páris, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, dinamizaram uma sessão, também no dia 4 de abril, na Escola Alfredo dos Reis Silveira (Seixal), para cerca de 45 estudantes do 9.º ano, abordando as razões desta iniciativa, salientando a importância de se fazerem escolhas informadas ao nível das profissões e mostrando exemplos de contributos importantes de várias mulheres nas áreas das TIC e da Informática.

O DI e o NOVA LINCS têm vindo a desenvolver várias iniciativas de promoção de igualdade de género nas profissões ligadas à Engenharia Informática como o Girls in ICT e o Technovation Challenge.

A FCT NOVA participa na 2.ª edição do projeto “Engenheiras por um Dia”, integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual”, que tem como objetivos sensibilizar as raparigas para os domínios das tecnologias e das engenharias, combater a segregação das profissões em função do sexo e promover estas áreas junto das estudantes do ensino secundário.