Notícias

Notícias

Bolsa "Novos Talentos" da Gulbenkian distingue seis alunos da NOVA FCT

02-11-2023

Na foto (da esquerda para a direita): Manuel Madelino, Tatiana Dionísio, Patrícia Martins, Joana Arraia e Tomás Guerreiro. A aluna Maria Pinto encontra-se em Erasmus.

A edição de 2023 Bolsa "Novos Talentos", promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, distinguiu seis estudantes da NOVA FCT nas áreas de Química, Biologia e Matemática.

Joana Arraia, estudante da Licenciatura em Bioquímica; Patrícia Martins, da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular; Manuel Madelino, da Licenciatura em Matemática; Tomás Guerreiro, do Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina, Tatiana Dionísio e Maria Pinto, do Mestrado Integrado em Engenharia Química e Bioquímica, são os nomes dos alunos que agora recebem mais um incentivo para desenvolver a sua carreira académica com sucesso.

Estes estudantes da NOVA FCT são unânimes quanto à oportunidade que esta bolsa representa: a possibilidade de se dedicarem a aprofundar os seus estudos, participar em congressos ou beneficiar das tutorias para acompanhamento dos seus trabalhos de licenciatura ou mestrado.

Nos planos do estudante de Matemática, Manuel Madelino, é reforçada a vontade de "ingressar numa carreira de investigação em Matemática, em análise ou álgebra". No caso de Tomás Guerreiro, a investigação biomédica é uma certeza e "a bolsa, veio recompensar o meu empenho", comenta.

Para a finalista da licenciatura em Bioquímica, Joana Arriaga, "este incentivo à investigação é essencial, uma experiência única que, no meu caso, vai ajudar-me a escolher o meu mestrado".

Também para as alunas Patrícia Martins, que tem em mente um projeto de estudo de leveduras, e Tatiana Dionísio, já a direcionar a sua investigação para a tese de mestrado, esta Bolsa Novos Talentos significa "um grande incentivo".  

O programa distingue estudantes universitários que evidenciam um elevado mérito académico, estimulando a iniciação à investigação e o desenvolvimento de aptidões nas áreas científicas em que optaram prosseguir os seus estudos. Além disso, os/as estudantes têm oportunidade de desenvolver o seu trabalho junto de reconhecidos especialistas que exercem o papel de tutores.

Na imprensa

Aluna de Salvaterra de Magos recebe bolsa da Gulbenkian, O Mirante