Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ensino

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 300 (5 anos).

Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e pela FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia) para atribuição do título EUR ING (Engenheiro Europeu)

Objetivos

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da NOVA destina-se a proporcionar a formação necessária ao exercício da profissão de Engenheiro Civil e tem como objetivos:
- conferir competências em termos de avaliação, diagnóstico, projeto, conceção, gestão, planeamento, desconstrução, reconstrução, reabilitação e conservação de obras de Engenharia Civil;
- potenciar a capacidade dos estudantes para compreender o ambiente económico, industrial, comercial, social e profissional em que se realizam os atos de Engenharia;

- desenvolver capacidades de comunicação em diferentes contextos e face a diversos interlocutores;

- cultivar o trabalho em equipa, o espírito crítico e o empreendedorismo.

 

O ensino proporcionado procura aliar uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e atualizada das matérias de especialidade, de modo a fornecer aos estudantes as ferramentas que lhes permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho.

 

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil compreende cinco anos de formação. No 4º ano do curso os alunos optam por um dos seguintes perfis de especialização:

- Construção;

- Estruturas;

Plano curricular

Saídas profissionais

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da NOVA dá as ferramentas necessárias a uma carreira de sucesso em engenharia no mercado global. Sabendo que os estágios profissionais são facilitadores da inserção no mercado de trabalho, o perfil curricular do mestrado integrado inclui um estágio no 3º ano e antecipa o fim do ano letivo para Junho por forma a os estudantes realizarem estágios de verão.

Um Engenheiro Civil da NOVA está habilitado a desempenhar funções técnicas e de gestão em empresas, em centros de I&D e ensino e na administração central e local, nomeadamente:

- consultoria, fiscalização e manutenção de empreendimentos;

- certificação, qualidade, segurança e análise de riscos;

- demolição, reciclagem, novos materiais e processos construtivos inovadores;

- avaliação e reabilitação do património;

- construção sustentável e eficiência energética;

- concepção de vias de comunicação rodoviária e ferroviária;

- infraestruturas e aproveitamentos hidráulicos.

A formação em Engenharia é muito valorizada por empresas das mais variadas áreas de negócio, não sendo de estranhar encontrar Mestres em Engenharia Civil da NOVA em bancos, seguradoras, operadores de transportes e consultoras financeiras e empresariais.

A Ordem dos Engenheiros, que atribui o título profissional e regulamenta a profissão do engenheiro em Portugal, reconhece a formação adequada dos Mestres em Engenharia Civil da NOVA.

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

60 (a confirmar)

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenador do curso:

Professor Corneliu Cismasiu

miec.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3540/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 26/09/2015, por 6 anos

Vídeo de apresentação

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente um Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos), dois mestrados de 2.º ciclo (2 anos), em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios, um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção Sustentável e do Comportamento Térmico de Edifícios.

Actualmente há mais de 600 alunos inscritos em Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, 32 dos quais doutorados.

Saber mais