FCT NOVA celebra 45 anos no próximo dia 16 de novembro

02-11-2022

Em novembro, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA celebra os seus 45 anos de existência.

A comemoração oficial terá lugar no próximo dia 16 de novembro, no Grande Auditório do Campus de Caparica e irá contar com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Magnífico Reitor da NOVA, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, do Diretor da FCT NOVA e da equipa da Direção da Escola.

Voltamos a ter muitos motivos para festejar mais um ano. Com a atribuição de quatro bolsas ERC, mais de 30 projetos da FCT NOVA com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a participação em 14 dos 51 consórcios aprovados no âmbito das Agendas Mobilizadoras, e mais de 40 investigadores no top mundial da sua área, a Escola cimentou a sua posição enquanto líder na investigação.

Reforçamos a nossa missão social com a presença e participação na Aliança para a Igualdade nas TIC e com a dinamização da FCT SOS Ucrânia. Celebramos uma década do Perfil Curricular, o pioneiro enquadramento educativo que tem sido crucial no sucesso académico e na empregabilidade dos estudantes. Inauguramos o novo polidesportivo. Fizemos acordos para alavancar áreas científicas, como é exemplo o novo centro de investigação CERIS NOVA. Mantivemos o esforço pela sustentabilidade e pela promoção de uma eco-escola, como foi reconhecido no prémio Ecovalor e fomos a 1.ª instituição do ensino superior a chegar ao top 5 da Geração Depositrão.

Mas o sucesso de todos deve-se também aos sucessos individuais. Os nossos alunos, força motora e motivadora da nossa existência, foram celebrados. Disso são exemplo Diogo Torres, vencedor da Bolsa Novos Talentos Gulbenkian, ou David Manta, que conquistou o Prémio Vinnakota, EUA, pela segunda vez, ou Duarte Folgado, João Campôa e Sara Silvestre que receberam a bolsa Fulbright de Investigação, ou mesmo Pedro Pereira, um dos vencedores do Talkdesk Merit Awards. Também este ano os nossos alunos venceram o FATAL, o maior evento de teatro universitário português, e no desporto, foram muitas as medalhas de ouro (natação, ténis, canoagem, CS GO).

Os nossos professores e investigadores também acumularam reconhecimentos. Rodrigo Martins venceu este ano o Prémio de Carreira e Reconhecimento 2021 da Sociedade Portuguesa de Materiais e foi o primeiro cientista português a participar na G7 Summit; Miguel Telles Antunes foi um dos investigadores distinguidos pela Câmara Municipal de Sesimbra; Maria Paula Diogo foi a primeira portuguesa oradora da Kranzberg Memorial Lecture; João Crespo foi nomeado Membro Honorário da European Membrane Society; duas das mais importantes instituições do Atuariado em Portugal são agora presididas por Gracinda Guerreiro e Maria de Lourdes Afonso; a Coordenação científica e técnica do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras está a cargo da NOVA, com José Carlos Ferreira a encabeçar o projeto; Elvira Fortunato foi nomeada Ministra; e este ano também foi lançado o novo centro de Impressão 3D para criar próteses e dispositivos de apoio a doentes, um projeto coordenado por Cláudia Quaresma.

Mesmo quem já passou por aqui continua a dar-nos motivos de orgulho. Sara Subtil, alumna da FCT NOVA venceu o “Best Woman in Consultant” nos European Awards for Women in Construction and Engineering; a AquaInSilico, uma Spin-off da FCT NOVA, juntamente com o grupo Frontier IP, venceu um prémio de Inovação e Desenvolvimento de Negócio, atribuído pelo Departamento do Comércio Internacional do Reino Unido em Portugal; alumni da FCT NOVA criaram a SuperSave, a aplicação que desafia a inflação; a C-mo Medical Solutions, startup premiada de antigos alunos de Engenharia Biomédica da NOVA School of Science and Technology | NOVA FCT, angariou em setembro 4,1 milhões de euros numa ronda de investimento liderada por Boehringer Ingelheim Venture Fund.

Por todas estas razões, e muitas mais, convidamos todos a estarem presentes na Cerimónia de Celebração do 45.º aniversário da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Programa.