Desafia a gravidade. Explora o desconhecido.
Alinhada com as melhores práticas internacionais, a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial distingue-se pela abordagem inovadora ao ensino da engenharia aeroespacial em Portugal, promovendo competências em inovação, empreendedorismo e trabalho interdisciplinar. Esta licenciatura prepara os futuros engenheiros para atuar em contextos exigentes e tecnologicamente avançados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da mobilidade e da exploração aeroespacial.
O curso oferece uma formação sólida em matemática, física, ciência dos materiais, aerodinâmica, propulsão, controlo e navegação, aliando fundamentos teóricos a uma forte componente prática e experimental.
Desde o primeiro ano, os estudantes têm contacto direto com a aplicação dos conhecimentos adquiridos, através do desenvolvimento e teste de drones, e do acesso a infraestruturas laboratoriais de excelência, como o túnel de vento, a arena de voo de drones e o Aeroporto de Cascais.
Candidaturas 2026/27
Provas específicas:
07 Física e Química + 19 Matemática A
Consulte aqui as condições de ingresso
Coordenador do curso:
Bruno João Nogueira GuerreiroO programa curricular da licenciatura foi desenhado para oferecer uma formação abrangente e prática, com forte ligação à indústria. Desde o primeiro ano, os estudantes têm contacto com unidades curriculares que integram teoria e experimentação, como a conceção e teste de drones, aerodinâmica aplicada e sistemas de controlo. O currículo inclui ainda disciplinas de soft skills e a opção de realizar um estágio profissional, fomentando o contacto direto com empresas, garantindo uma formação diferenciadora e alinhada com as necessidades do setor aeroespacial. O curso culmina com um projeto final que permite aos alunos aplicar em desafios reais os conhecimentos adquiridos, preparando-os para uma carreira de sucesso ou para a continuação dos estudos em mestrados especializados.
A experiência dos diplomados da NOVA FCT mostra que os alunos têm conseguido rapidamente e de forma consistente estágios e emprego em empresas líderes. O mesmo se prevê para a nova Licenciatura, especificamente para a industria aeroespacial nacional e internacional, em áreas que incluem:
Fórmula de ingresso:
50% da classificação final do Secundário
50% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Classificação mínima especifica: 95
Classificação mínima candidatura: 95
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 697€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7.000€ / ano
A Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a equidade no ensino superior, através da atribuição de bolsas que promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades.
Mais informações aqui.
Criado em 1993, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Saber maisO Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Mecânica e da Engenharia e Gestão Industrial. Neste âmbito, os professores do DEMI colaboram, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
Saber mais




