Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Ensino

Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Objetivos

São objetivos gerais do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar os conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:

  • alicerçando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde, permitindo e constituindo a base para desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
  • permita aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
  • desenvolva capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
  • desenvolva a capacidade de comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • forneça as competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

São objectivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar:

  • a formação pessoal e social dos futuros docentes, favorecendo a adoção de atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação, bem como a interiorização de valores deontológicos e a capacidade de percepção de princípios;
  • completar a sua formação científica, tecnológica e técnica em matemática;
  • que os formandos adquiram a formação científica no domínio pedagógico-didáctico;
  • o desenvolvimento progressivo das competências docentes a integrar no exercício da prática pedagógica;
  • que os formandos desenvolvam capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica.

Plano curricular

Saídas profissionais

O Mestrado em Ensino de Matemática, criado nos termos do  Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e reformulado nos termos do  Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, confere qualificação profissional para a docência de Matemática  em escolas, públicas ou privadas, do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e satisfaz as condições do nº2 b) do artigo 2º da  Portaria n.º 344/2008 de 30 de Abril.

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Regulamento

Horário de funcionamento

Diurno

No ano letivo 2022/2023 prevê-se que as aulas do 1.º ano decorram às terças e quintas-feiras a partir das 13h00 e às sextas durante todo o dia.

Candidaturas

1.ª Fase: 15 fevereiro a 15 de março 2022

2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho 2022

3ª Fase: 25 de julho a 28 de agosto 2022

Todas as candidaturas deverão incluir obrigatoriamente um certificado que liste todas as unidades curriculares realizadas pelo candidato ao nível do ensino superior, data de realização, classificação obtida e, sempre que possível, número de ECTS.

(Nota: A divulgação dos resultados não cumprirá o prazo estabelecido pela faculdade para os restantes mestrados em virtude de, neste caso, ser necessária a realização de uma prova)

Prova de Português

(A aprovação na prova de Português é um dos requisitos obrigatórios para admissão ao mestrado. A não realização da prova na data indicada implica a exclusão da candidatura.)

A prova de Português relativa à 1.ª fase de candidaturas de 2022/2023 será realizada presencialmente a 31 de março de 2022, às 10 horas, no Auditório A14 do Colégio Almada Negreiros no Campus de Campolide da UNL (em Lisboa).

A prova de Português relativa à 2.ª fase de candidaturas de 2022/2023 será realizada presencialmente a 14 de julho de 2022, às 10 horas, no Auditório A102 do Colégio Almada Negreiros no Campus de Campolide da UNL (em Lisboa).

A prova de Português relativa à 3.ª fase de candidaturas de 2022/2023 será realizada presencialmente a 5 de setembro de 2022, às 10h, na sala 219 do Colégio Almada Negreiros no Campus de Campolide da UNL (em Lisboa).

A prova terá a duração de 1 hora com 15 minutos de tolerância.

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2022/2023

Vagas para 2022/2023:

25

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal contendo 120 créditos na área de Matemática;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCT NOVA;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

  5. Comprovativo de domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (decreto-lei 79/2014, no artigo 17º, nº1).

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Helena Rocha

mem.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3110/2011/AL02 em 25/05/2022

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 17/11/2021

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da NOVA e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

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